terça-feira, 12 de julho de 2011

Aos Musicos de Deus


“Não basta que sejas meu servo... vou fazer de ti a luz das nações para propagar minha salvação até os confins do mundo” (Is 49,6). É isso que o Senhor quer que sejamos: o sal da terra, a luz do mundo. Ele não quer meros instrumentistas ou cantores, muito menos “artistas”, e sim, ministros de música.

A missão que nos é confiada traz uma responsabilidade imensa. Não importa ter a mais linda e potente voz, nem realizar os mais elaborados solos; se não houver unção, a graça não acontece. Se nos preocuparmos não somente com a técnica, mas principalmente com a espiritualidade, vamos marcar pessoas, salvar vidas, alimentar almas.

A música católica tem crescido muito nas últimas décadas, hoje, podemos encontrar diversos estilos em nosso meio (pop rock, forró, soul, axé, etc). Estamos ganhando espaço até mesmo em gravadoras seculares tradicionais! No entanto, é preciso saber lidar com isso, sem jamais almejar fama ou dinheiro, sem perder a identidade de cristão. “Quem é filho de Deus, louva”, não canta por cantar!

O músico que comunga compõe com o corpo de Cristo nele, é o próprio Jesus agindo na letra e na melodia. Não há como negar a unção da música católica, pois sua base é a Eucaristia! Sendo assim, para que buscar outros meios?

Sabemos que o ministério mais atacado pelo inimigo é o de música, ele não o suporta! Usa de todos os meios para fazer o músico desanimar, cair em tentação, ter inveja e vaidade, porém, nossa “força e vitória tem um nome, é Jesus. Nada poderá nos abalar”! Não podemos brincar de fazer música, devemos estar sempre em ordem de batalha.

Músicos, usem os meios de comunicação para evangelizar! Não se omitam. Divulguem seus bons trabalhos, porque o mal não para de agir contra nós e contra nossa doutrina. Cito, como exemplo, um vídeo no youtube onde uma mulher que se diz “ministra de louvor”, pede ao povo – de uma assembléia imensa – que estenda seu braço e ore com a letra daquela música para que o Vaticano caia. Ainda no mesmo canal da web, uma mulher - que está fazendo um sucesso absurdo, principalmente entre os jovens -, vestida de freira, engole um terço e, na cena seguinte, faz sexo explícito.

E o que nós, músicos católicos, estamos fazendo para evangelizar? Busquemos compor mais músicas de libertação, de adoração, de cura. O Senhor quer mais de nós. A música tem o poder de curar a mente, o corpo e a alma; todavia, depende de nós para que isso aconteça. O segredo e a chave da vitória é ser um instrumento nas mãos de Deus.


Maria Clara Nery

Serva consagrada, responsável pelo Ministério de Comunicação Social e integrante do Ministério de Música da Comunidade Divina Luz.